sábado, 27 de junho de 2009

Para ler notícias deste domingo...

Acessem Jornalismo Online, jornalismo sério e de boa qualidade!

Ministério Público quer proibir uso de santos em repartições

Texto: Jadson Osorio (jadsonosorio@hotmail.com)

Está marcada para a próxima terça-feira (30) a audiência que pode decidir sobre a retirada de imagens e símbolos religiosos de repartições públicas. A questão chegou ao Ministério Público Estadual depois que 14 instituições da sociedade civil entre elas o Grupo Matizes e Católicas pelo Direito de Decidir se manifestaram contra o uso destes signos religiosos em órgãos públicos.

Se a decisão do Ministério Publico for favorável ao pedido dos grupos,o Piauí pode ser o primeiro estado da federação a impedir que gestores públicos manifestem sua crença nas repartições em que trabalham.

Estarão presentes na audiência gestores púbicos e representantes da sociedade civil. Objetivo do MP é sensibilizar os gestores públicos para que os mesmo retirem, espontaneamente, os símbolos religiosos de suas repartições, tendo em vista que, a Constituição Federal proíbe esta prática. Se os gestores apresentarem resistência à determinação, serão sujeitos a sansões impostas pelo Poder Judiciário.

Camelôs irão trabalhar provisoriamente na Praça do Fripisa

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26) entre o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, o Sindicato dos Vendedores Ambulantes e a Comissão Independente dos Vendedores Ambulantes, ficou definido que os camelôs que ficaram de fora do Shopping da Cidade irão trabalhar provisoriamente na parte coberta da Praça Demóstenes Avelino, mais conhecida como Praça do Fripisa. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade e contou com a participação de uma comissão de vereadores da Câmara Municipal.

Veja mapa da região:



Exibir mapa ampliado

Mais uma vez, a pauta de discussões foi marcada pelos protestos em relação à inauguração do Shopping da Cidade, prevista para a próxima segunda-feira (29). A reunião, marcada originalmente para as 8h30, só teve início depois das 9h, em virtude da indefinição quanto à escolha de representantes da Comissão Independente dos Vendedores Ambulantes.

Depois de apresentar um balanço de quanto já foi investido e de quanto ainda será aplicado no projeto de Revitalização do Centro de Teresina, o prefeito Silvio Mendes escutou de vereadores e comerciantes informais reclamações quanto à estrutura do Shopping da Cidade e o processo de remoção dos camelôs das ruas.

As vendedoras de água de coco e os artesãos também solicitaram um espaço para desenvolver seu trabalho. Para resolver essa situação, foi marcada uma reunião na próxima segunda-feira (29) com as duas categorias.


Veja também:
Ambulantes já começam a ser retirados do centro de Teresina
Deputados ameaçam entrar com processo judicial para adiar inauguração do Shopping dos Camelôs


Comente esta matéria!

Associação dos Tecelões do Dirceu é o vencedor do Casa Piauí Design 2009

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


A sétima edição da Mostra Casa Piauí Design já tem um vencedor. Na manhã desta sexta-feira (26), foi anunciada a vitória da Associação dos Tecelões do Dirceu, em parceria com as alunas Anelise Carvalho, Alexandra Martins e Fábya Baratta, do Instituto Camillo Filho. O grupo foi responsável pela criação de jogos americanos, mantas e almofadas.

O Casa Piauí Design aconteceu no Teresina Shopping de maio a junho pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, com a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Camillo Filho, e em parceria com grupos de Campo Maior, Teresina, Castelo do Piauí, Pedro II, Parnaíba, Coronel José Dias, Buriti dos Lopes, Luís Correia e Monsenhor Gil.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão julgadora composta por profissionais liberais e formadores de opinião, que analisou todas as peças da mostra de acordo com os critérios estipulados no concurso. O segundo lugar ficou com a Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba LTDA, Campal, que trabalhou com Francisco Wenner, Karina Adad e Bábara Campos, da Universidade Federal do Piauí; no terceiro lugar, a Associação dos Artesãos de Campo Maior, Artecam, e com Sandra Belfort, Maria das Dores e Darci Trentini, do Instituto Camillo Filho.


Veja também:
Casa Piauí Design: Premiação aconteceu hoje (26)


Comente esta matéria!

Festival piauiense homenageia Michael Jackson

Texto:Jadson Osório (jadsonosorio@hotmail.com)


A morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira (25) ainda causa comoção em todo o mundo, inclusive no Piauí. A organização do Piauí Pop, evento musical teresinense, já prepara homenagens ao cantor conhecido como 'rei do pop'.

O festival acontecerá dia 4 de julho e contará com a presença de artistas renomados nacionalmente como Rita Lee, Jota Quest e O Rappa que incluirão ‘hits’ de Michael Jackson em seus repertórios.

Michael Jackson morreu em sua casa na cidade de Los Angeles, no estado americano da Califórnia (EUA) após ter sofrido uma parada cardíaca. Ele tinha 50 anos e estava preparando uma última temporada de shows pelo mundo. O seu álbum "Thriller", lançado 1982, figura no livro Guinness dos Recordes como o mais vendido da história. Até 2006, havia sido adquirido por mais de 104 milhões de pessoas. Veja o clipe da faixa título, uma das mais conhecidas do cantor:



Veja também:
Cobertura completa: morte de Michael Jackson
Cantor Michael Jackson morreu nesta tarde



Comente esta matéria!

Campeonato Piauiense de Judô começa neste sábado (27)

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


Começa hoje, às 16 horas, no Ginásio Iate Clube (zona norte de Teresina), o Campeonato Piauiense de Judô. O torneio reúne atletas de todas as categorias, idades e pesos, e vai até a manhã de domingo (28). Os judocas vencedores das categorias de Juvenil e de Júnior vão representar o Piauí no Campeonato Brasileiro de Judô, 25 de Julho em Natal, no Rio Grande do Norte.

Veja como chegar:


Exibir mapa ampliado

No primeiro dia de Campeonato Piauiense, as competições serão entre os iniciantes na categoria masculina. No domingo, será a vez dos graduados tanto no feminino quanto no masculino tomarem conta dos tatames.


Comente esta matéria!

Congresso Internacional de Arte Rupestre começa nesta segunda (29)

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


Começa nesta segunda-feira (29), no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (530 km ao sul de Teresina), a 11º edição do Congresso Internacional de Arte Rupestre. O evento, que termina no dia 3 de julho, reunirá pesquisadores, estudantes e interessados no estudo das manifestações rupestres.

Veja o mapa da região:


Exibir mapa ampliado

Os participantes do congresso, batizado de 'Global Rock Art', compartilharão informações a respeito de novos métodos de pesquisa, descobertas e desenvolvimento científico relacionados a essas manifestações. Além disso, o nome "global" remete a um dos principais objetivos do evento, que é mostrar que a globalização não é um fenômeno atual, mas que começou quando o homem partiu de seu berço na África e se espalhou por todos os continentes.

A organização do Congresso, que já aconteceu em países como Austrália, Itália e Estados Unidos, é de responsabilidade da Federação Internacional de Organizações de Arte Rupestre, IFRAO, que congrega 7000 especialistas em arte rupestre. Em sua última plenária, em setembro de 2006, em Lisboa, foi decidido por unanimidade que a reunião seguinte seria realizada na região do Parque Nacional Serra da Capivara, reconhecido centro de concentração de sítios arqueológicos.

Para conferir a programação do evento, clique aqui.

Para saber mais sobre o tema, acesse:
Fundação Museu do Homem Americano
Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR)



Comente esta matéria!

Stefhany ganha ‘Crossfox’ no Caldeirão do Huck


Texto:Jadson Osório(jadsonosorio@hotmail.com)
Foto: site Caldeirão do Huck

Fenômeno de acessos na internet, Stefhany, se apresenta hoje (27) no programa Caldeirão do Huck da TV Globo. No programa que será exibido daqui a poucas horas, Stefhany ganha de presente seu próprio ‘crossfox’. A cantora de 17 anos é natural de Inhuma, no interior do Piauí ( a 238 km ao sul de Teresina) e popularizou-se depois que seus clipes que ganharam a rede e tornaram suas músicas conhecidas em todo o Brasil.

O jeito “stefhany” de fazer clipes deu a ela mídia. Nos videoclipes, gravados artesanalmente, ela aparece dançando no meio da rua, vestindo roupas chamativas e acompanhada por um grupo de meninas dançarinas. A produção dos clipes é feita pela mãe da cantora.

O grande sucesso da cantora piauiense deve-se ao hit “Eu sou Stefhany” (uma versão de 'A Thousand Miles', da americana Vanessa Carlton), motivo dos milhares de acessos no site Youtube. Além disso, cantoras conhecidas nacionalmente, como Preta Gil e Claudia Leite incluíram a “música do crossfox” em seus repertórios dando à cantora piauiense visibilidade nacional.

Veja o clipe de "Eu sou Stefhany":




Veja também:
Mais uma vez... Stefhany

Comente esta matéria!

Liminar: alunos de cursos de extensão da UFPI conseguem direito à meia-passagem

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

Na tarde desta sexta-feira (26), o juiz de direito Reinaldo Araújo Magalhães Dantas, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, concedeu liminar que obriga as empresas de transporte coletivo a aceitarem a meia passagem de ônibus para os estudantes dos cursos de extensão da Universidade Federal do Piauí.

A ação foi movida pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), após o poder público proibir a emissão de carteiras estudantis aos alunos dos cursos de extensão da UFPI. Segundo o diretor de planejamento do diretório, Gardiê Silveira, a decisão do juiz foi acertada. “Proibir que os estudantes dos cursos de extensão tenham direito à meia passagem é discriminá-los. Eles devem ter o mesmo direito que os alunos da graduação”, argumentou.

Por telefone, o presidente do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), Herbert Miura, afirmou à equipe de reportagem do Aprendizes.com ainda não ter sido avisado da decisão.

Comente esta matéria!

Quase 59% das crianças piauienses são vacinadas contra paralisia infantil

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)
Imagem: Site oficial da FMS
JustificarEm 2009, a primeira etapa de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil ocorreu no último sábado (20), em todo o Brasil. No Piauí, a meta é vacinar 301.308 crianças, e, até o momento, o estado conseguiu atingir cerca de 59% de seu objetivo, imunizando quase 176 mil crianças menores de cinco anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, dez municípios piauienses já atingiram a meta da Campanha que é vacinar 95% das crianças contra o vírus da pólio. Na capital, as vacinações realizadas giram em torno de 63 mil, mas a meta da Fundação Municipal de Saúde, é vacinar 71.042 crianças.

Segundo o site oficial da FMS, as crianças de zero a cinco anos que ainda não tomaram as doses de vacina contra a paralisia infantil podem ser levadas aos 260 postos de vacinação distribuídos na zona urbana e rural de Teresina.

Veja as contra-indicações da vacinação:



O Piauí recebeu do Ministério da Saúde 424 mil doses da vacina. No Brasil, já foram vacinados 14,7 milhões de menores de cinco anos. A meta é vacinar 15,5 milhões até o final de julho.

Saiba mais sobre a Poliomielite


Veja matéria relacionada:
Ministério da Saúde lança campanha contra Pólio


Comente esta matéria!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Para ler as notícias desta sexta-feira...

Acesse o Jornalight, jornalismo sem contra indicações!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Para ler notícias deste sábado...

Acessem Jornalismo Online, jornalismo sério e de boa qualidade!

Mundo Ploc: Garotas de Programa Universitárias


Texto: Jadson Osório (jadsonosorio@hotmail.com)
Foto: Paula (cedida)

Nas faculdades e universidades de Teresina existem meninas dispostas a tudo para se formar, ter sucesso e ganhar dinheiro. Elas se tornam acompanhantes de luxo de homens bem sucedidos e com muito dinheiro para gastar.
Paula (nome fictício), 23 anos, morena, alta e bem vestida, é estudante universitária e há mais de três anos faz programas na capital do Piauí. “Apesar de trabalhar preciso de mais dinheiro para satisfazer minhas necessidades pessoais e investir em mim”, diz Paula. A estudante de jornalismo que fala duas línguas vive de fazer programas “de luxo”, chega a ganhar R$ 3.000. por mês. “Dias desses saí com uma cara de São Paulo. Jantamos no restaurante do melhor hotel da cidade, transamos e no final de tudo ele me deu R$ 1.300 e um perfume importado. Quase não acreditei, mas cliente assim não aparece todo dia”. Como entrou na vida? “Através de uma amiga e uma prima que também ‘saem’”, afirma a jovem.

A garota de programa conta que já recebeu propostas para morar na Europa. “Me chamaram pra fazer programa na Espanha. Disseram que o meu biótipo é muito procurado naquela região. Mas não fui porque as condições de trabalho lá não são boas”, afirma. Ela explica que seus clientes são encaminhados por cafetinos que oferecem seu trabalho para empresários e políticos, na maioria. “A maioria dos meus clientes são políticos e empresários influentes. Isso é bom e no mundo do plocs (programas), abrem muitas portas”, diz. Os cafetinos ganham cerca de 30% do valor do programa que gira em torno de R$ 250. Por dia, Paula diz que consegue fazer uma média de cinco programas.
Casada há quatro anos, loira e linda. Esta é Samara (nome fictício) jovem de 25 anos. "Comecei quando tinha 19 anos. Já consegui muita coisa com os ‘plocs', muitas viagens, presentes e um carro”, confessa a garota. Samara também atua como agenciadora de meninas (cafetina) e diz estar cansada de fazer ‘ploc’. “Meu marido nem sonha, mas estou mais quieta agora. Tenho medo dele desconfiar”, diz a jovem que está concluindo a faculdade de publicidade.
Foi para pagar sua faculdade que Leandra (nome fictício) começou a fazer programas. A jovem de 24 anos estuda administração e diz adorar o curso. “Vale a pena! Quando vejo o dinheiro fico satisfeita. Sei que ele é fundamental para pagar minha faculdade e manter minhas regalias. E tem suas vantagens. Já saí até com cantor famoso, ele cantou pra mim e tudo”, descontrai Leandra.
A jovem termina dizendo que tem planos de parar de fazer programa no final deste ano. “Juntei um bom dinheiro, vou abrir uma coisa pra mim. Parar de ‘sair’, estou ficando velha. Já tem muita meninazinha de 17 anos competindo comigo”, brinca Leandra.



podcast - ploc


Veja também:
EXCLUSIVO: Beth Cuscuz fala de sua vida e de sua "casa de diversões"

Comente esta matéria!

Agora é lei: estabelecimentos comerciais devem usar sacolas biodegradáveis

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)
Foto: Secretaria Municipal da Comunicação Social


Foi sancionada na tarde desta quinta (19) a lei que obriga os estabelecimentos comerciais de Teresina a usarem sacolas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis para o acondicionamento de produtos e mercadorias transportadas pelos clientes.

De acordo com a Lei nº 3.874 de 09 de junho de 2009, também fica autorizado o uso de embalagens de papel ou de tecidos retornáveis por mercearias, farmácias, lanchonetes, panificadoras e afins. Dependendo da quantidade de funcionários, os estabelecimentos de Teresina terão até um ano para se adaptarem à norma.

O descumprimento da Lei implica em notificação e multa de R$ 2.500. Para cada reincidência, a multa dobrará de valor. 50% do valor recolhido será destinados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente e o restante para o Fundo Municipal de Geração de Emprego e Renda.

Considera-se embalagem plástica biodegradável ou oxi-biodegradável aquela que apresenta degradação natural ou oxidação acelerada por luz ou calor e com possibilidade de ser biodegradada por microorganismos, diminuindo prejuízos ao meio ambiente. A Lei restringe-se às embalagens fornecidas pelos estabelecimentos comerciais, o que não inclui as embalagens originais das mercadorias.

Sílvio Mendes sancionou a Lei na tarde desta quinta-feira


 podcast - sacolas


Comente esta matéria!

Vacinação: Ministério da Saúde lança campanha contra polio

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

Neste sábado (20), o Ministério da Saúde realizará a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A meta é imunizar 95% das crianças brasileiras menores de 5 anos. Para Teresina, o órgão disponibilizou mais de cem mil doses da vacina. A vacinação é gratuita.

A segunda etapa da Campanha ocorrerá dia 22 de agosto. Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar.”, a campanha recebeu investimentos do MS na ordem de R$ 46 milhões. A preocupação se dá pelo fato de o vírus da pólio ainda circular pelo mundo, em países da África, no Paquistão, Tailândia, Índia e Indonésia. Entretanto, o Brasil, assim como toda a América Latina, já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da doença no território.

Segundo Amariles Borba, coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, no ano passado a campanha não atingiu a meta estabelecida. Das 73.861 crianças em idade de vacinação, apenas 59.681 receberam as duas doses da vacina, número correspondente a 80,26% do objetivo traçado.

O que é a Poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral e geralmente atinge os membros inferiores. Sua principal característica é a flacidez muscular.

A vacina é importante porque ela imuniza a criança vacinada e imuniza também o meio ambiente, evitando que o poliovírus chegue ao local. A orientação da FMS é que mesmo as crianças que já cumpriram seu calendário de vacinas sejam levadas a um posto médico para que essa proteção seja reforçada e também para aumentar a quantidade de vírus vacinal no meio ambiente.

 podcast - vacinação


Comente esta matéria!

Flamengo marca jogos amistosos antes de estreia na Série D

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


O Flamengo só estreia na Série D do Campeonato Brasileiro no próximo dia 5 de julho, mas prepara antes três partidas amistosas para os jogadores ganharem ritmo de jogo e entrosamento. A primeira acontece neste sábado (20) contra a seleção de Nazária, e os outros dois serão contra o Moto Clube (MA), quarta-feira (24) e domingo (28).

Depois de uma semana de preparação física comandada pelo preparador físico Eduardo Pereira, o grupo retoma na segunda-feira os trabalhos com bola sob o olhar do treinador Paulo Moroni, que espera contar com os remanescentes da conquista do Piauiense e os reforços. De acordo com a diretoria do clube, todos estarão à disposição da comissão técnica.

O adversário do Flamengo na estreia na Série D será o Treze (PB), em Teresina. O grupo A3 da quarta divisão ainda conta com o Ferroviário (CE) e o Alecrim (RN).

podcast - flamengo


Veja também:
Notícias do Futebol Piauiense
Final do Campeonato Piauiense 2009: Quatro de Julho x Flamengo
Flamengo e 4 de Julho decidem o 2º turno do Piauiense a partir desta quinta


Comente esta matéria!

Jornalistas piauienses falam sobre decisão do Supremo

Por: Jadson Osório (jadsonosorio@hotmail.com) e
Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a exigência de diploma para exercício do jornalismo fere a liberdade de expressão. A decisão foi divulgada na quarta-feira (17), mas ainda se mantêm atual em redações de jornais e em salas de universidades no Brasil inteiro. O ato do Supremo não acaba com o curso universitário, mas permite que as empresas jornalísticas decidam sobre os critérios para a contratação de seus profissionais de forma aleatória.
O diploma era exigido há 40 anos, mas desde 2006 uma liminar do STF garantia o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área. Agora os ministros do Supremo decidiram que não é necessário diploma para ser jornalista.
O Aprendizes.com procurou representantes da classe jornalística no Piauí para falar sobre o assunto:
“Um golpe na qualidade da informação jornalística no Brasil. O Supremo transferiu às empresas o direito de dizer quem tem acesso a profissão de jornalista no País.”
Luís Carlos Oliveira, presidente do Sindicato dos Jornalistas Piauienses
“Embora pareça simples, a atividade jornalística é complexa, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista ético. O curso é que oferece ferramentas para uma conduta profissional mais condizente com as exigências da sociedade. O diploma não exclui da mídia a manifestação do pensamento e da liberdade de expressão de quem quer que seja.”
Zózimo Tavares – Editor chefe do Diário do Povo
“Essa decisão abre a possibilidade de qualquer pessoa exercer a profissão de jornalista, em detrimento de quem estuda e se dedica à atividade. Por outro lado, creio que agora mesmo é que devemos dar importância ao curso superior, à formação profissional e ao aprendizado científico. Para quem quer mesmo ser jornalista, no final das contas é essa formação que vai fazer a diferença.”
Mussoline Guedes – Editor do Jornal O Dia
“Essa história de que as empresas vão continuar exigindo formação nas contratações é lorota, e quem assim como eu, trabalha no meio sabe o tamanho da lorota. Se antes, já não tínhamos órgãos de defesa da categoria respeitados, imagine agora?”
Ana Cândida Martins - Jornal Meio Norte.



 podcast - jornalistas



Veja também
:


Comente esta matéria!

Empresário de Zizi Possi explica motivos da ausência da cantora

Texto: Jadson Osório(jadsonosorio@hotmail.com)
Em e-mail enviado ao Aprendizes.com, Deco Gedeon, empresário da cantora Zizi Possi, esclareceu os reais motivos da ausência de Zizi no Festival de Inverno de Pedro II. No e-mail, Gedeon diz que o show foi cancelado pela negligência dos contratantes do evento, que demoram muito a acertar os detalhes do traslado da cantora e de sua equipe técnica. “Em nenhum momento recebemos e-tickets ou passagens aéreas para que toda a nossa equipe pudesse chegar à Teresina”, justifica Gedeon.
O empresário diz ainda que a opção de voar de jatinho para o festival, como foi divulgado na mídia local, nunca foi oferecida à equipe da cantora. Gedeon esclarece também que já está tomando providências jurídicas para fazer cessar a maledicência contra a cantora nos meios de comunicação, segundo ele causada pelos organizadores do festival.
“O contratante tem 90 dias para tentar, em comum acordo com a agenda da minha equipe, uma nova data para que o show seja apresentado ao povo de Pedro II”, encerra Gedeon.

Após decisão do STF, jornalistas fazem protesto em Teresina

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)


Após a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (17), que tornou o diploma de jornalismo desnecessário para o exercício da profissão, várias foram as manifestações dos estudantes e profissionais da área em todo o país. Em Teresina, está marcado para esta segunda-feira (22), às 10h, um protesto na praça da Liberdade em frente a Igreja São Benedito, centro da cidade.

Alunos da UFPI (Universidade Federal do Piauí), da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), do CEUT (Centro de Ensino Unificado de Teresina) e da FSA (Faculdade Santo Agostinho), juntamente com professores e outros profissionais do jornalismo, além do sindicato (SindJor-PI), organizaram uma manifestação contra o que foi decidido.
Os organizadores pedem que os participantes usem roupas pretas e nariz de palhaço, traços representativos do luto pela “morte” do diploma e da “palhaçada” – forma como está sendo caracterizada a fala do ministro Gilmar Mendes no momento da decisão.


Veja vídeo relacionado



A classe procura as mais diversas formas de manifestação. Além do ato na Frei Serafim, inúmeros são os textos encontrados em blogs, em comunidades do Orkut e em mensagens do MSN. A reportagem do Aprendizes.com está colhendo depoimentos dos jornalistas da cidade.


Uma das comunidades do Orkut a favor do diploma de jornalismo


podcast - protesto jornalistas


Veja matérias relacionadas nos outros blogs:
Palestra na UFPI abordará o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo
Confira uma das primeiras manifestações de jornalistas após a decisão do STF
José Marques de Melo fala sobre o jornal e o diploma jornalístico. Confira!


Comente esta matéria!

Deputados ameaçam entrar com processo judicial para adiar inauguração do Shopping dos Camelôs

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)
Vídeo: Cidadeverde.com
Imagem: Google Maps

O Shopping da Cidade, também conhecido como Shopping dos Camelôs, será inaugurado no próximo dia 29, mas as polêmicas em torno do espaço ainda seguem. O deputado João de Deus, líder do PT na Assembleia Legislativa do Piauí, planeja entrar com ação no Ministério Público contra a escolha da rede Comercial Carvalho como loja-âncora do shopping.

O parlamentar afirmou que irá esperar a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina em que será discutida a questão para definir se provocará o Ministério Público Estadual a entrar com ação contra a escolha do supermercado. De acordo com o deputado, a escolha do grupo foi feita sem licitação, o que é imoral e vai contra os princípios da administração pública. Ele acredita que o espaço destinado ao supermercado poderia abrigar os 200 camelôs que ficaram de fora do projeto, número levantado pela Prefeitura de Teresina.

Na sessão plenária da última quarta-feira (17), os deputados petistas João de Deus, Paulo Martins e Flora Izabel apresentaram requerimento pedindo o adiamento da inauguração do Shopping. Os parlamentares alegavam que a inauguração deveria ser adiada até que fosse encontrada uma solução para a remoção dos cerca de 200 ambulantes que não estão cadastrados. Entretanto, a prefeitura afirmou não haver nenhuma possibilidade de mudança de data da abertura do Shopping da Cidade.

Ambulantes esperam mais de três horas para receber o cartão de identificação

Vendedores ambulantes esperaram mais de três horas para receber o cartão de identificação de cadastrados no Shopping dos Camelôs. O prazo para a entrega dos cartões termina amanhã (20). Nesta segunda-feira (22), os comerciantes começaram a ser transferidos para o novo local e no dia 25 de junho termina o prazo dado pela prefeitura para a comercialização dos produtos no centro da capital.

Veja vídeo com o prefeito Sílvio Mendes




Para garantir a desocupação total da Praça Rio Branco e das Ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes, a fiscalização da SDU Centro/Norte e a Assistência Milita estão passando por um treinamento especial. O objetivo é reprimir qualquer forma de resistência dos camelôs. Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento, cerca de 40 homens darão cobertura permanente às equipes da Prefeitura até o final das obras nas ruas do Centro.


Veja o mapa da área

Shopping está localizado entre a praça da Bandeira e a Av. Maranhão


podcast - shopping


Veja também:
Camelôs de Teresina estão apreensivos com a construção do Shopping Cidade
Sindicato dos camelôs realiza assembleia geral na tarde de hoje (26)


Comente esta matéria!

XXXIII Encontro de Folguedos começa nesta sexta-feira (19)

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)
Foto: André Leão/Assessoria de Comunicação do Governo
Imagem: Google Maps

Tem início nesta sexta-feira (19) o XXXIII Encontro de Folguedos, e, como novidade principal, o evento muda de lugar e será realizado na Vila Olímpica do estágio Albertão, ao lado do DETRAN, zona sul de Teresina. A festa vai ocorrer de 19 a 28 de junho.

Veja Mapa



Para este ano, são esperados aproximadamente 300 grupos locais, sendo que o evento contará com a apresentação de grupos folclóricos e quadrilhas de 11 estados do país, incluindo o Paraná, que faz sua estreia nos Folguedos.

O encontro deverá continuar com o mesmo porte observado nas apresentações no Park Potycabana. Somando às danças que serão distribuídas em três palcos, o encontro traz lojinhas de artesanato e comidas típicas.

A Fundação de Cultura do Piauí (Fundac) informou que a mudança de local deve-se aos estragos trazidos pelas chuvas. O órgão informou ainda que foi encaminhado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – STRANS – um oficio pedindo que sejam providenciadas linhas alternativas de acesso ao local.

Em relação ao trânsito, a fundação acredita que o tráfego neste ano será mais aberto, já que fica longe dos shoppings, da Cidade Junina e do parque de diversões. Além disso, o novo local tem estacionamento para 3 mil veículos.

Albertão, sede do Encontro Nacional de Folguedos neste ano


Veja vídeo dos Folguedos do ano passado:



folguedos - podcast


Veja matéria relacionada:
Cidade Junina lucra sem a concorrência dos Folguedos


Comente esta matéria!

Um ano de Lei Seca: Teresina registra aumento de internações por acidente de trânsito

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

A Lei Seca está completando nesta sexta-feira (19) um ano de vigência no país. Segundo levantamento divulgado na última quarta-feira, o número de internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde) provocadas por acidentes de trânsito nas capitais brasileiras reduziu em 23%. Entretanto, Teresina registrou aumento de 648 internações em relação ao primeiro e segundo semestres de 2008.

Confira tabela com números referentes a todas as capitais brasileiras

Por outro lado, na capital piauiense o número de óbitos por acidentes causados pelo excesso de álcool ao volante passou de 94, no segundo semestre de 2007, para 83, no segundo semestre de 2008.

Piauí

No estado os números de acidentes também aumentaram após a lei. De acordo com o anuário do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), as estatísticas mostram que, até junho do ano passado, ocorreram 18 acidentes por ingestão de álcool, enquanto que no segundo semestre, mesmo com o rigor da lei, foram registrados 24 acidentes provocados por excesso de álcool no volante.

Por telefone, o perito Paulo Evangelista, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), explicou à equipe de reportagem do Aprendizes.com que no início da implantação da lei, o Piauí enfrentou problemas com a quantidade de etilômetros. Isso pode ter sido a causa principal da não diminuição do número de acidentes relativos à embriaguez no trânsito.

“No início, apenas seis aparelhos eram disponíveis para todo o estado. Agora, o Piauí conta com 11 aparelhos, quantidade ainda insuficiente, mas já melhorou. Então, os índices aumentaram porque a fiscalização era falha, mas agora estamos nos adaptando e o número tende a diminuir”, explicou o perito.

Brasil

De acordo com levantamento do primeiro ano da Lei Seca, feito pela Polícia Rodoviária Federal, a quantidade de óbitos e de feridos por acidentes automobilísticos nas rodovias brasileiras aumentou, apesar da fiscalização.

De 20 de junho de 2008 a 16 de junho deste ano, foram registrados 138.226 acidentes, contra 127.683 registrados no biênio 2007/2008. A quantidade de feridos saltou de 76.056 no período anterior para 79.269, após a lei, entretanto, o número de mortes teve uma leve queda, passando de 6.729 para 6.614 em todo o Brasil.

O que é a Lei Seca?

A Lei Seca altera o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro e tem como objetivo diminuir de seis para dois decigramas o nível de álcool no sangue de um condutor de veículo. A meta é reduzir o número de acidentes provocados por motoristas embriagados.

Dirigir alcoolizado é considerado uma infração gravíssima, portanto, é aplicada a multa de R$ 957. Além disso, o motorista que for pego dirigindo alcoolizado tem seu veículo retido e a Carteira Nacional de Habilitação é suspensa por um ano.

 lei seca - podcast


Veja mais informações sobre a Lei Seca


Comente esta matéria!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para ler notícias desta sexta-feira...

Acessem Jornalismo Online, jornalismo sério e de boa qualidade!

Corpus Christi: Católicos e evangélicos realizam caminhadas simultâneas em Teresina

Texto e fotos: Jordana Cury

Na tarde desta quinta-feira (11), a igreja Católica e várias Evangélicas realizaram caminhadas simultâneas com destino à Praça Pedro II, no Centro de Teresina. Apesar de diferentes seguimentos religiosos terem permanecido no mesmo ambiente, não houve problemas em relação à aceitação das crenças.

As caminhadas dizem respeito à simbologia da data de Corpus Christi. O catolicismo reuniu seus fiéis às 16h na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, enquanto os evangélicos se reuniram às 17h no Balão do São Cristóvão, zona leste da cidade.

Segundo o padre Antônio Cruz, o evento surpreendeu a todos da igreja Católica pelas manifestações de fé. “Estamos muito felizes com a fé do povo teresinense, é isso que nos dá força para continuarmos a luta. Foi um momento lindo de homenagens, imenso em amor e fé”.

Resultado positivo também para os evangélicos. “Isso aqui é a verdadeira fé. São irmãos que vieram de todos os cantos para louvar a Deus. São pessoas que amam a vida, mesmo que ela seja difícil. Para cá vieram pessoas tocadas pelo amor de Deus e isso alegra a nossa igreja”, disse o pastor Evandro Leite.

Divergências

O padre Antônio Cruz explicou que a tranqüilidade do evento estava prevista, uma vez que as igrejas estão aprendendo a conviver juntas. “Não esperávamos nenhum problema porque a data é para orações, não para brigas. Além disso, as igrejas tem aprendido a conviverem unidas, pois entendemos que o importante é a Fé”, frisou.

Início da concentração dos evangélicos no Balão do São Cristóvão




Comente esta matéria!

Serra da Capivara inspira desfile no Fashion Rio

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


Nesta quarta-feira (10), último dia de Fashion Rio, semana de moda do Rio de Janeiro, a grife Espaço Fashion apresentou uma coleção inspirada na Serra da Capivara. Fósseis, lagartos e pinturas rupestres estiveram entre as estampas criadas pelas irmãs Bianca e Camila Bastos, donas da marca.

No casting, presença de grandes modelos como Aline Weber, Ana Claudia Michels, Barbara Berger, Bruna Tenório, Carmelita, Carol Francischini, Flavia Oliveira, Gracie Carvalho, Guisela Rhein, Isabeli Fontana, Juliana Imai, Lais Oliveira, Marcelle Bittar, Mariana Weickert, Martha Streck, Samira Carvalho e Viviane Orth.


Para saber mais e ver fotos do desfile, clique aqui.

Veja também:
Piauiense vence prêmio no Fashion Rio


Comente esta matéria!

Humorista Ery Soares faz show em Teresina nesta quinta

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


O projeto Quinta com Humor traz a Teresina o humorista Ery Soares, que apresenta seu show "Brasil de Cabo a Rabo" nesta quinta (11), às 21 horas no restaurante Giramundo (clique aqui para visualizar o mapa do local). Ery tem participações em programas nacionais como Show do Tom e O Melhor do Brasil, além de recentemente ter sido finalista do Quadro "Quem Chega Lá" do Domingão do Faustão.

Seguindo a proposta do Quinta com Humor, que é unir grandes nomes do humor nacional com música piauiense, a cantora Fátima Lee fará a abertura do evento. A entrada custa R$ 10,00.

Clique aqui para conferir a participação de Ery Soares no Domingão do Faustão.

Informações e reservas: (86) 3234-3400/ 8105-6220


Comente esta matéria!

Piauiense vence prêmio no Fashion Rio



Texto:Jadson Osório(jadsonosorio@hotmail.com)
Foto:martinspaulo2.blogspot.com

Martins Paulo, estilista piauiense, é o vencedor do ‘Prêmio Rio Moda Hype’ do Fashion Rio. O jovem estilista ganhou uma bolsa integral no MBA em Moda e Negócios do Senai Cetiqt.

O curso é realizado pelo centro de inteligência em moda do sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). “Ainda não sei como farei, vou ter que me organizar, pois não estava nos meus planos isso (ganhar o prêmio e ter que passar dois anos no Rio de Janeiro)”, diz o estilista.

A coleção apresentada por Martins Paulo no Rio Moda Hype primavera-verão 2009/10 foi inspirada no cineasta Pedro Almodóvar.

Confira a entrevista do Aprendizes.com com o estilista

Bonecos cidadãos chegam a Oeiras em protesto contra buracos na cidade


Texto:Jadson Osório
Foto:Lameck Valentim(cedida)

Conhecido através do Fantástico da TV Globo, o boneco João Buracão virou sinônimo de protesto contra o descaso de administrações públicas em todo o Brasil. Esta semana foi a vez de Oeiras, cidade 313 km a sul de Teresina, utilizar o famoso boneco para protestar contra os buracos da cidade.

“Seu Benditão” é a versão oeirense de “João Buracão”. O boneco foi colocado em um buraco em frente ao terminal rodoviário da cidade, o que despertou a atenção das pessoas que passavam por ali. Os moradores de Oeiras dizem aprovar o boneco como forma de chamar atenção da prefeitura para a urgência da necessidade de solucionar o problema dos buracos.

Floriano, 240 km a sul de Teresina, é outro município que adotou o ‘boneco cidadão’ como forma de protesto. “Jorel Boneco”, como é chamado o boneco na cidade, ganhou a simpatia dos moradores de toda a cidade.

No entanto, apesar de se mostrarem a favor das manifestações, as prefeituras de ambos os municípios sempre retiram e dão sumiço aos bonecos, acirrando a revolta da população e tornando os clones de “João Buracão” cada vez mais constantes e polêmicos.

podcast - joão


O que você acha do assunto?Comente!

Trânsito na BR 343 é intenso desde o começo da manhã

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


O movimento na BR 343, saída de Teresina para o litoral do estado, é intenso desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11). Os destinos mais procurados são Campo Maior (a 80 km de Teresina), onde acontecem os Festejos de Santo Antônio, e Pedro II (a 195km da capital), que realiza o Festival de Inverno.

Quem vai para o litoral deve ficar atento ao trecho da rodovia que foi cortado pelas águas da barragem Algodões I. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acesso de carros pequenos foi liberado, mas segue a proibição da passagem de ônibus e caminhões.

No ano passado, durante o feriado de Corpus Christi, a Polícia Rodoviária registrou no Piauí 17 acidentes, com 9 feridos e uma morte. A principal causa continua sendo a imprudência provocada principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Para evitar novos acidentes, o foco da operação é o cumprimento da Lei Seca. Além disso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia realiza a "Blitz Educativa", distribuindo panfletos com dicas para quem está pegando a estrada.



podcast - BR


Veja mais:
Festival de Inverno de Pedro II começa nesta quinta-feira
Mais de 10 mil prestigiaram abertura dos festejos de Campo Maior
Liberado trecho do quilômetro 42 da BR 343


Comente esta matéria!

Tudo fechado: Centro e shoppings fecham suas lojas neste feriado

Texto, fotos e vídeo: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

Nesta quinta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, o comércio em Teresina está parado, tanto no Centro como nos shoppings. O motivo é que a data não foi incluída no acordo entre o sindicato dos Comerciários e dos Lojistas como dia de funcionamento especial.

O sindicato dos Comerciários informou que até esta quarta-feira (10) já haviam recebido algumas ligações, principalmente de donos de supermercados, avisando que não obedeceriam ao acordo. Mas, segundo o sindicato, foi enviado um ofício ao superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Paulo Mazzulo, informando-o da situação e pedindo que haja uma fiscalização na cidade durante todo o dia para evitar que os estabelecimentos comerciais sejam abertos.



Diante do acordo, o Riverside informou à reportagem do Aprendizes.com que não abrirá suas portas, já o Teresina Shopping avisou que fechará somente as lojas, permanecendo no funcionamento normal tanto a praça de alimentação quanto os cinemas.

O Aprendizes.com tentou entrar em contato com o superintendente Paulo Mazzulo, mas não obteve êxito.



Supermercados obedecem ao acordo e fecham suas portas


podcast - centro

Dia dos namorados: Principais motéis de Teresina dispensam reservas

Texto e imagem: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)



Além de fomentar o movimento nas lojas, o tão esperado Dia dos Namorados, que este ano será comemorado na próxima sexta-feira (12), também aumenta a procura por motéis em Teresina. A equipe de reportagem do Aprendizes.com investigou como andam os preparativos dessas empresas para a data.Justificar
Por telefone, as atendentes foram claras: nesta quinta e sexta-feira nada de reservas! A regra vale tanto para os motéis do Grupo Franly (Não Sey, Sey Lá, Vem Ka e Studio3), cujos preços variam de R$ 12 a R$ 150, quanto para os motéis Afrodite e Garden, que oferecem quartos a partir de R$ 30, mas que chegam a custar até R$ 400.

O motivo da dispensa das reservas seria o aumento da procura. Em um dia normal, uma pernoite no Garden na Suíte Super Luxo custa R$ 69 (preço promocional, caso o cliente realize reserva com antecedência), entretanto, no Dia dos Namorados como a procura é bem maior, o motel poderá faturar até R$ 480 em cada uma dessas suítes, se conseguir mantê-las ocupadas durante toda a noite, o que facilmente acontece na data.

“A gente não está podendo reservar para o dia 11 nem para o dia 12, mas se quiser podemos dizer os horários que geralmente estão mais vagos”, sugeriu a funcionária do Sey Lá Motel, explicando que entre as 8 e 10h e entre as 15 e 17h o movimento é mais calmo e por isso torna-se mais fácil encontrar um quarto disponível.

Promoções

Segundo informações do Garden e do Afrodite, as promoções continuam as mesmas, mas sem direito a pernoite com reserva. Nesse caso, o casal que for ao Garden no horário do almoço (11 às 16h) terá direito ao Almoço Executivo Garden (grátis para duas pessoas) e o casal que for para o Afrodite terá direito a um prato de Picanha individual por R$ 9,90.

Nos demais motéis investigados não haverá promoções para a data, ou seja, será mantido o preço padrão.


 podcast - moteis


Veja matérias relacionadas

Dia dos namorados aumenta as vendas em sex shop

Movimento do centro comercial de Teresina ainda é lento para o dia 12 de Junho


Comente esta matéria!

Festival de Inverno: Show de Zizi Possi é cancelado


Texto: Jadson Osório (jadsonosorio@hotmail.com)
Foto: zizipossi.com.br


Por conta dos problemas técnicos de apresentação, o Festival de Inverno de Pedro II não contará mais com a presença da cantora Zizi Possi.

Em comunicado, Deco Gedeon, empresário da cantora, diz que 'Por problemas técnicos encontrados involuntariamente pela produção do festival, não foi possível que encontrassem assentos disponíveis para transportar de São Paulo até Pedro II o local do show, com todas as etapas envolvidas, a tempo de poder montar e apresentar o show da cantora Zizi Possi'.

A organização não programou nenhum show para ocupar o lugar de Zizi na grade.


podcast - zizi possi


Saiba mais em festivaldeinvernodepedro2.com.br e em Festival de Inverno de Pedro II começa nesta quinta-feira