segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ânimos alterados: Sintetro realiza manifestação e impede saída de ônibus

Texto e foto: Jordana Cury

Na manhã de hoje (18), representantes do Sintetro organizaram uma manifestação em frente a duas empresas de ônibus, a Transcol e a Cidade Verde. Segundo a assessoria de imprensa do Setut, até as 8h nenhum ônibus das empresas Transcol, Emvipi, Taguatur, Piauiense e Asa conseguiu sair do local.

Ao que parece, a greve está ocorrendo em meio à disputas internas pela presidencia do Sintetro, o que estaria alterando os rumos da greve, mas o tesoureiro José Esmerino não confirmou a informação. "Há a formação de duas chapas sim, mas isso não está interferindo em nada. O que houve aqui foi algo legal, uma manifestação, direito de todo trabalhador".

Segundo a Lei de Greve, um terço da frota deve permanecer funcionando normalmente. O que torna o impedimento da saída dos veículos um ato ilegal.

Estudantes revoltados

O clima nas paradas de ônibus é muito tenso. Passageiros esperam os ônibus por mais de 1h20, sem perspectiva de chegada. Para a estudante Valéria Andrade, 18, o que está acontecendo é um desrespeito com a população. "A gente fica aqui esperando feito besta, enquanto eles brigam por dinheiro. Ninguém faz nada, cadê as vans? Aqui não passou nenhuma". Ouça:

áudio - áudio valéria


Já o universitário Eduardo Dias, 22, entende o motivo da greve, mas ressalta a importância de um planejamento da prefeitura. "A prefeitura sabe que todos os anos tem isso, então o que deveria ser feito é um planejamento, o cadastro deveria começar mais cedo e o 'sistema do cartão' deveria ser implantado em todos os transportes alternativos, pra gente não ter que pagar em dinheiro". Ouça:

áudio - áudio eduardo


Paradas lotadas ilustram o centro de Teresina na manhã de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário