segunda-feira, 18 de maio de 2009

Denúncia: PSF não atende a todos os desabrigados

Texto e fotos: Jordana Cury

Na semana passada, a secretária da Semtcas (Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social), Graça Amorim, em entrevista exclusiva ao Aprendizes.com, afirmou que todos os abrigos que estão acolhendo as vítimas das enchentes recebem diariamente acompanhamento médico, através do Programa Saúde da Família. Entretanto, em visita realizada ontem (17), à União Artística Operária Teresinense, que está abrigando oito famílias da região da “Prainha”, zona sul da capital, a equipe de reportagem constatou que os desabrigados não estão usufruindo do benefício.

Secretária Graça Amorim: "O acompanhamento médico é diário"

Segundo os moradores, até o momento a prefeitura enviou apenas uma cesta básica para cada família, quantidade insuficiente para atender as necessidades das vítimas. “Estamos aqui há mais de 20 dias e até agora não veio nenhum colchão, nenhuma roupa, nada. Eles disseram que viria médico, mas não veio nenhum. Nem material de limpeza a gente ganhou”, disse seu Antônio.

A pequena Carla, de apenas 2 anos, já está sofrendo as conseqüências do período chuvoso. “Minha filha passa a noite tossindo, acho que ela deve ter ficado gripada porque está chovendo muito, ano passado ela quase morreu de uma gripe, esse ano já comecei a dar mel para ela e amanhã vou lá no Posto de Saúde do São Pedro”, explicou a mãe, Raimunda Gomes.

Dona Raimunda Gomes e a filha Luíza

De acordo com a enfermeira Maria do Socorro, responsável pelas equipes do PSF no bairro São Pedro, a informação será investigada, uma vez que as visitas constam nos relatórios. “A gente tem aqui que essas visitas foram feitas pelos agentes de saúde, se não foi nenhum médico ao local é porque não foi encontrada nenhuma irregularidade pelos agentes”, garantiu.

A enfermeira disse ainda que a entrega de materiais para limpeza fica a cargo da prefeitura e que o PSF é responsável apenas pela saúde dos desabrigados. “Nós ficamos responsáveis pelo acompanhamento dessas pessoas, para evitar que haja problemas relacionados à saúde, possivelmente ocasionados pelo período chuvoso”.

Falta de estrutura

Esta é a segunda vez que o Aprendizes.com visita a União Artística e, desde a primeira visita, realizada no dia 10 de maio, os moradores reclamam da falta de apoio da prefeitura. “Aqui a situação é essa: dois banheiros para todo mundo, e, se alguém quiser tomar banho, tem que arrastar a mangueira porque não tem chuveiro”, explicou seu Antônio.

Moradores pedem que população leve ajuda diretamente ao abrigo

Inconformados com a situação, os moradores pensam numa alternativa. “A gente acha que se alguém quiser doar, tem que vir deixar aqui mesmo, porque se entregar lá na prefeitura eles não vão chegar aqui. A gente está usando as coisas doadas no ano passado, mas estamos precisando de colchão, roupa e produto de limpeza”, explicou dona Raimunda Gomes.


Confira matérias relacionadas:
PSF orienta a saúde dos alagados
Teresina vive dois 'Dia das Mães' diferentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário