segunda-feira, 18 de maio de 2009

Martins Paulo: "Ele tá na moda!"

Por Jadson Osório

Fotos:site aspatricias
Martins Paulo é estilista, é autodidata e é piauiense. O jovem de 22 anos cresceu criando moda e agora... ‘virou moda’. Seu nome é um dos que mais se destaca entre as principais promessas no setor. Estreou nacionalmente no Fashion Rio deste ano, com direito a menção honrosa na Coluna ‘Chic’, da renomada consultora de moda Glória Kalil. No evento carioca, o estilista apresentou um trabalho inspirado em diversos aspectos da obra de Cecília Meireles.Em junho, Martins Paulo volta ao Fashion Rio desfilando sua nova coleção, “Mujeres en rojo sangre”, com inspiração nas intensas e complexas mulheres retratadas pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Em entrevista ao Aprendizes.com, o prodígio da moda piauiense fala sobre carreira, inspiração, novos projetos e até sobre a criação de uma marca que leva seu nome.

Aprendizes.com - Quando e como surgiu o interesse por moda?

Martins - Há seis anos fiz um curso no SENAI de estilo e designer em moda, nessa época eu não me ligava em trabalhar com isso, meu negocio era arte. Fui ao SENAI procurar curso de desenho e acabei estudando moda, meio que por acaso. No fim das contas vi arte naquilo e vi que poderia expressar minhas ideias nas roupas.

Aprendizes.com - Quais suas maiores fontes de inspiração? Em quem ou em que se inspira na hora de criar?

Martins - Tudo serve de caminho para uma coleção, me inspiro no meu universo pessoal, nas coisas que eu curto no que eu gosto, no que eu leio e no que estou sentindo. Gosto de por apelo cultural nas minhas criações, já fiz trabalho inspirado na Frida Kahlo, no Torquato Neto e na Cecília Meireles e a próxima que vou apresentar no Fashion Rio, inspirada no Pedro Almodóvar, são referencias que fazem parte do meu universo.

Aprendizes.com - Ouve alguma coisa quando pensa criar?

Martins - Ouço música sempre, 80% do dia. Ouço de tudo, dependendo do que quero criar, porque sempre crio no sentido inverso.Bolo primeiro o desfile ou a campanha por exemplo, pra depois criar as roupas dentro do conceito e nesse processo a musica é fundamental.

Aprendizes.com - Quais sua referencias no universo da moda?

Martins - Tenho várias. Ronaldo Fraga, Frida Kahlo, Alexandre Herchcovitch, Marcelo Sommer, Fernada Takai.

Aprendizes.com - Acha que sua formação acadêmica ajuda no processo criativo?

Martins -Sou estudante de Artes e isso ajuda bastante, a moda bebe muito da fonte das artes, é uma coisa intrínseca, daí que sempre me aposso de arte pra tudo.

Aprendizes.com - Você já participou de eventos importantes, como no Fashion Rio deste ano. Como foi a experiência?

Martins - Já participei por duas vezes do Dragão fashion como novo talento, depois no Fashion Rio dentro do RMH (Rio Moda Rype - evento dentro do Fashion Rio), ambos são concursos que recebem inscrições do Brasil todo. Sempre dá uma sensação de realização quando se é escolhido dentro de uma grupo de 300 pessoas, por exemplo, é como se dissessem que você esta fazendo a coisa certa.

Aprendizes.com - Quem é Martins Paulo e aonde ele quer chegar?

Martins - Martins Paulo é uma marca em formação, que possui uma identidade em desenvolvimento, mas com características definidas. Como marca, existem vários projetos, não só envolvendo roupa, mas outras areas de processo criativo. O Martins (só Martins) é um visionário eu acho. (risos)

Aprendizes.com - O que considera sua principal criação? Por quê?

Martins - Hum... Acho que não existe uma principal criação. Talvez uma principal característica, que é o uso de cores intensas e padronagens marcantes. Pelo menos até agora, esse tem sido meu desejo constante na hora de criar, talvez isso mude com o amadurecimento da marca e dos meus desejos.

Aprendizes.com - Piauí fashion Week, o que espera? Vai estar lá?

Martins - Não vou participar com a marca Martins Paulo. Estou envolvido como próximo Fashion Rio, que vai rolar dia 5 (junho), e meu desfile será logo no primeiro dia, com a coleção inspirada no Pedro Almodóvar, daí estou envolvido nisso... Mas vou produzir dois desfiles dentro do Piauí Fashion Week pra outras marcas. Honestamente, não sei muito ainda sobre o evento, não tenho informações precisas, mas a expectativa da organização é fazer algo bem grandioso. O estado precisa e acho que este evento é o ponta pé inicial, pra dar um gás nessa "cultura de moda" que está aparecendo por aqui.

O estilista tem um blog onde expõe algumas peças de suas coleções. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário