terça-feira, 26 de maio de 2009

Humilhação: estudantes da UFPI enfrantam fila de 1 hora para conseguir comer

Texto, fotos, vídeo e áudio: Jordana Cury


Todos os dias a mesma coisa: os estudantes da Universidade Federal do Piauí, de Teresina, enfrentam metros de fila para conseguirem almoçar no Restaurante Universitário. A reportagem do Aprendizes.com constatou que o tempo médio de espera, correspondente ao horário de 11h20 a 12h30, é de aproximadamente 1 hora. Veja o Vídeo:



O RU abre diariamente às 11h para o almoço, entretanto, a fila começa a se formar na porta do estabelecimento às 10h20, antes mesmo do horário de término das aulas. Segundo o estudante Alberto Rinaldo, a pressa para chegar ao RU já prejudicou sua vida acadêmica. “Tem professor que não entende a situação e coloca falta. Mas, se eu não vier cedo, acabo ficando lá atrás, e como só depois de 1 da tarde, porque além da fila já estar grande, ainda tem gente que fura e atrasa ainda mais. Por causa disso, eu prefiro pegar falta ou perder o resto do assunto a ter que esperar mais tempo aqui”.


Alunos em frente ao RU do CCE


O fato relatado pelo estudante também foi comprovado pela reportagem. Alguns estudantes admitem “furar” fila para não ter que esperar por tanto tempo. Ouça!

áudio - RU


A estudante Eduarda Sousa considera o fato uma humilhação. “A gente tem que enfrentar tudo isso aqui para poder comer, é humilhante demais, se eu tivesse condições comeria em qualquer outro lugar”. A estudante Esther Saffnauer explicou que a situação é ainda pior quando se chega meio-dia e meia. "Se a gente chega aqui até meio dia, ainda dá para comer antes de 1 e meia, mas depois de meio dia e meia, é capaz de perder o começo da primeira aula".


O Aprendizes.com tentou entrar em contato com os responsáveis pelo RU, mas a entrada na sala da administração foi impedida. Segundo a assessoria de imprensa da UFPI, existem atualmente três restaurantes dentro da instituição, mas o Central está em reformas, e isso ocasiona superlotamento nos RU’s do CCA (Centro de Ciências Agrárias) e do CCE (Centro de Ciências da Educação). Entretanto, informou que o término das obras do RU Central está previsto para junho deste ano.


O tempo de espera para o almoço é de aproximadamente 1h

Comente essa matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário