segunda-feira, 18 de maio de 2009

Começa a greve: A partir de hoje ônibus circulam com frota reduzida

Texto: Jordana Cury

A partir desta segunda-feira (18), motoristas e cobradores de ônibus de Teresina deflagram greve por tempo indeterminado. Com isso, passa a circular na capital apenas 30% da frota de transporte urbano, o que equivale a 132 dos 440 veículos. As reivindicações da categoria são de reajuste de 9,38% no salário, no ticket alimentação e no plano de saúde.

Na última terça-feira (12), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sintetro) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Setut) se reuniram com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e com o Tribunal Regional do Trabalho para tentarem acordo. No entanto, a proposta do Sintetro foi negada e a contraproposta oferecida foi de apenas 2,5% de reajuste.

Descartada a contraproposta, nesta sexta-feira (15), o Setut ofereceu 7% de reajuste salarial, mas negou aumento no ticket alimentação e no plano de saúde. Mais uma vez, os motoristas e cobradores recusaram acordo e foi marcada outra reunião para o sábado (16), onde o TRT aumentou a proposta para reajuste de 8,05% no salário e no plano de saúde. Entretanto, o Sintetro ainda não está satisfeito, pois o valor do ticket alimentação permaneceria o mesmo.


Aumento de 9,38% vai refletir no preço das passagens

Segundo o presidente do Setut, Herbert Miura, o reajuste proposto pelo Sintetro é abusivo, uma vez que para ser concretizado, seria necessário aumentar o preço das passagens de ônibus. “Nós não queremos mexer nas tarifas das passagens, por isso a proposta dos motoristas e cobradores é abusiva, não temos condições de dar tanto. Então, se for para aumentar esses 9,38%, quem vai ser prejudicada é a população, porque isso vai refletir no preço das passagens”, explicou.

Herbert Miura informou ainda que o Setut está colocando policiais e seguranças nas garagens dos ônibus, para garantir que 30% da frota circule na capital. “O acordo foi que mesmo havendo greve, 30% da frota esteja funcionando, então, para evitar maiores problemas, colocamos policiais e seguranças em algumas garagens”.

Strans cadastra transportes alternativos

Desde a semana passada, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) está cadastrando transportes alternativos, para aliviar os transtornos causados pela greve. Até a tarde de ontem (17) haviam sido cadastrados 150 veículos, entre ônibus, Kombis e Vans.

Entretanto, o órgão não teve tempo de instalar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica nos veículos e por isso as passagens deverão ser pagas em dinheiro ou em vale-transporte. Nem mesmo os estudantes estarão livres, a meia-passagem, no valor de R$ 0,85, só poderá ser paga em espécie. Estima-se que com o cadastramento, cerca de 300 ônibus circulem em Teresina, o que levaria o tempo de espera nas paradas a aproximadamente 40 minutos.

A equipe do Aprendizes.com tentou entrar em contato com os representantes do Sintetro, mas até o momento não obteve êxito. Durante toda a segunda-feira, a reportagem estará monitorando o primeiro dia de greve. Aguarde maiores informações em instantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário