terça-feira, 26 de maio de 2009

Escolas de Teresina se preparam para o ENEM

Texto: Jadson Osório


A partir deste ano o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será o sistema de avaliação adotado para vestibulares em pelo menos 31 das 55 universidades federais do Brasil. Entre elas a UFPI, que ainda mantém o antigo regime de vestibular PSIU (Programa Seriado de Ingresso a Universidade) até 2011, mas já este ano dedica 50% de suas vagas ao ENEM.

O exame será realizado nos dias 3 e 4 de outubro e será composto de quatro grupos de testes de múltipla escolha distribuídas em linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias num total de 200 questões. A mudança surpreendeu estudantes e causou reviravolta nos métodos de ensino de algumas escolas de Teresina, que traçam estratégias para aprovar mais na nova prova.

Para Renato César de Carvalho, coordenador do ensino médio e pré-vestibular de uma renomada escola da capital, o novo modelo não assusta. “Vai levar o aluno a ler mais, não haverá mais espaço para aquele sistema arcaico de ensino, onde o professor apenas fala e o aluno apenas escuta”. Paulo Renato afirma ainda que a escola está preparada para as mudanças, pois sempre investiu em um ensino reflexivo e que não preparam seus alunos apenas para o vestibular da UFPI.

A pontuação dos candidatos nas quatro provas de múltipla escolha acontecerá em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi proposta para 8 de janeiro de 2010. E as dezenas de cursinhos pré-vestibulares de Teresina prometem aprovação máxima no novo método de avaliação.


Comente esta matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário