terça-feira, 26 de maio de 2009

Artistas do Sinal Vermelho

Texto: Jadson Osório


É brincando com fogo no cruzamento da avenida Jóquei Clube com Homero Castelo Branco, zona leste de Teresina, que Antônio Luís, o “ L. Jhony”, ganha a vida. Ele faz demonstrações de pirofagia no sinal de trânsito e, em troca, leva pra casa os “trocados” de espectadores, que assistem seus números circenses enquanto esperam o sinal abrir. “Hoje precisei vir mais cedo, porque tava sem um real em casa”, diz Antônio, que tira do sinal vermelho o sustento de sua família.

O ex-artista de circo cospe fogo e se exibe em performances perigosas em troca dos 40 reais semanais que a rua lhe rende. L. Jhony, como prefere ser chamado, vai pro sinal há mais de três anos. “Hoje, a concorrência é muito grande”, reclama Jhony, que gasta dois litros de gasolina e mais de quatro horas em busca dos centavos que caem sobre o asfalto.

Ali perto, em outro cruzamento, o mecânico Júnior, apelidado de “Homem de Preto”, faz malabarismo a noite inteira em troca de vinte reais semanais. Contando as moedas das apresentações, ele diz: “o que ganho aqui não dá pra nada. Faço shows em aniversários e festinhas de criança para garantir o meu”. Júnior também é já trabalhou em circo e afirma gostar dos shows de rua. O jovem de 24 anos é casado e tem uma filha.

No mesmo cruzamento de Júnior se exibe seu irmão Jeferson, 21 anos. Com nariz e pintura de palhaço no rosto o jovem dá cambalhotas e tenta enfeitiçar quem vai e quem vem. No cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com Jóquei Clube há oito meses, ele não reclama da vida que leva. Perguntado sobre os motivos que lhe levaram a ter que fazer apresentações na rua, ele responde: “trabalhei em circo, gosto dessa adrenalina”.

Casos como estes se repetem aos montes por semáforos e encruzilhadas Brasil a fora. O sinal vermelho dá oportunidade a artistas anônimos de mostrarem seu talento. Estes artistas não são recompensados com aplausos calorosos, muitas vezes o “agradecimento” vem dos vidros fechados e da discriminação a que são expostos centavo a centavo.


Comente esta matéria!

Um comentário:

  1. Jadson!! Adorei a matéria. Tu acredita que, por coincidencia eu entrevistei ele pra minha pauta de amanha(31)?!
    haha. foi entao que a renee me disse que tu tinha feito uma materia com um carinha que cospe fogo tambem.
    voce está de parabens! muito boa mesmo, essa materia.
    beeijo*
    [ana virginia - teresinawebpress]

    ResponderExcluir