segunda-feira, 18 de maio de 2009

Medo da nova gripe: Teresinenses evitam ir ao México e aos EUA

Texto: Lígia Melo

Segundo estudo do instituto Oxford Economics, sob encomenda do Conselho Mundial de Turismo (WTTC, na sigla em inglês), a Nova Gripe deve provocar perdas de US$ 2,2 bilhões entre este ano e 2010. Os dados foram divulgados nesta sexta (15) durante a 9ª Conferência Global Sobre Viagens e Turismo, em Florianópolis (SC). O México, atualmente segundo no ranking de contaminações, segue como o país mais afetado. Destinos antes concorridos, como Cancun, agora amargam uma queda no número de turistas.

Em Teresina, a procura por viagens ao México também caiu. Houve até mesmo casos de turistas que cancelaram viagens para os Estados Unidos por estarem receosos em relação à nova gripe. Mesmo assim, o medo da contaminação ainda não atingiu a todos.

Carmem Frazão, agente de viagens de uma agência do centro de Teresina, disse que a gripe suína não alterou as idas à Europa. “Até agora não houve preocupação com essa situação”, declara, destacando que a procura maior é por viagens à Europa, onde a contaminação ainda é bem menor do que na América. Para ela, o único fator que tem influenciado no número de viagens é a crise financeira.

Teresina ainda apresenta um caso suspeito

Em Teresina, uma aeromoça que teria passado por vários locais de risco, está internada no Hospital Natan Portela (antigo HDIC), com suspeita de ter contraído o vírus Influenza A (H1N1). Já foram feitos os exames necessários para detectar a doença, mas o resultado sairá apenas na próxima terça-feira (19), uma vez que foi enviado para São Paulo.

O Piauí já apresentou um caso em monitoramento e um caso suspeito que já foram descartados. Entretanto, nesse terceiro caso, que ainda aguarda confirmação, a paciente apresenta todos os sintomas relativos à doença.

Número de casos confirmados já passa dos 8 mil

De acordo com o mais recente relatório da OMS, divulgado nesta segunda (18), o número de casos da Nova Gripe aumentou para 8.829, 349 a mais que o registrado no domingo. A epidemia afeta agora 40 países e já provocou 74 mortes.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (17), são 22 casos suspeitos, com 8 confirmados (três no Rio de Janeiro, dois em São Paulo, um em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário