sexta-feira, 19 de junho de 2009

Após decisão do STF, jornalistas fazem protesto em Teresina

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)


Após a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (17), que tornou o diploma de jornalismo desnecessário para o exercício da profissão, várias foram as manifestações dos estudantes e profissionais da área em todo o país. Em Teresina, está marcado para esta segunda-feira (22), às 10h, um protesto na praça da Liberdade em frente a Igreja São Benedito, centro da cidade.

Alunos da UFPI (Universidade Federal do Piauí), da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), do CEUT (Centro de Ensino Unificado de Teresina) e da FSA (Faculdade Santo Agostinho), juntamente com professores e outros profissionais do jornalismo, além do sindicato (SindJor-PI), organizaram uma manifestação contra o que foi decidido.
Os organizadores pedem que os participantes usem roupas pretas e nariz de palhaço, traços representativos do luto pela “morte” do diploma e da “palhaçada” – forma como está sendo caracterizada a fala do ministro Gilmar Mendes no momento da decisão.


Veja vídeo relacionado



A classe procura as mais diversas formas de manifestação. Além do ato na Frei Serafim, inúmeros são os textos encontrados em blogs, em comunidades do Orkut e em mensagens do MSN. A reportagem do Aprendizes.com está colhendo depoimentos dos jornalistas da cidade.


Uma das comunidades do Orkut a favor do diploma de jornalismo


podcast - protesto jornalistas


Veja matérias relacionadas nos outros blogs:
Palestra na UFPI abordará o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo
Confira uma das primeiras manifestações de jornalistas após a decisão do STF
José Marques de Melo fala sobre o jornal e o diploma jornalístico. Confira!


Comente esta matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário