quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sindicalistas aceitam nova proposta e finalizam greve

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

Na manhã desta quarta-feira (3), o secretário de Governo, Kleber Eulálio se reuniu com algumas das categorias que reivindicavam melhorias trabalhistas: os fazendários, policiais militares, civis e bombeiros, para tentar por fim às greves dos servidores públicos. A nova oferta apresentada foi de 20% do reajuste já a partir de maio e 100% a partir de agosto, com o pagamento das perdas salariais em setembro.

Os trabalhadores associados ao Sinpoljuspi (Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça e da Cidadania), ao Sinpolpi (Sindicato dos Policiais Civis do Estado), ao Simepi (Sindicato dos Médicos), ao Sinaffepi (Sindicato dos Auditores Fiscais da Fazenda) e ao Sindifaz (Sindicato dos Fazendários) grevaram em protesto ao descumprimento do acordo firmado na última greve, que assegurava um reajuste salarial de 12% ao ano até 2012.

O aumento deveria ser feito todo mês de maio, mas neste ano, o governo explicou que devido à crise financeira internacional e às perdas com as enchentes, o valor deveria ser fracionado em três parcelas diferentes: 20% em maio, 30% em agosto e 50% em novembro.

Com a nova proposta os sindicatos resolveram finalizar a greve após a promessa de que o novo trato seja mantido e honrado e que em 2010 o reajuste de 12% não seja escalonado.

Comente essa matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário