sexta-feira, 19 de junho de 2009

Deputados ameaçam entrar com processo judicial para adiar inauguração do Shopping dos Camelôs

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)
Vídeo: Cidadeverde.com
Imagem: Google Maps

O Shopping da Cidade, também conhecido como Shopping dos Camelôs, será inaugurado no próximo dia 29, mas as polêmicas em torno do espaço ainda seguem. O deputado João de Deus, líder do PT na Assembleia Legislativa do Piauí, planeja entrar com ação no Ministério Público contra a escolha da rede Comercial Carvalho como loja-âncora do shopping.

O parlamentar afirmou que irá esperar a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina em que será discutida a questão para definir se provocará o Ministério Público Estadual a entrar com ação contra a escolha do supermercado. De acordo com o deputado, a escolha do grupo foi feita sem licitação, o que é imoral e vai contra os princípios da administração pública. Ele acredita que o espaço destinado ao supermercado poderia abrigar os 200 camelôs que ficaram de fora do projeto, número levantado pela Prefeitura de Teresina.

Na sessão plenária da última quarta-feira (17), os deputados petistas João de Deus, Paulo Martins e Flora Izabel apresentaram requerimento pedindo o adiamento da inauguração do Shopping. Os parlamentares alegavam que a inauguração deveria ser adiada até que fosse encontrada uma solução para a remoção dos cerca de 200 ambulantes que não estão cadastrados. Entretanto, a prefeitura afirmou não haver nenhuma possibilidade de mudança de data da abertura do Shopping da Cidade.

Ambulantes esperam mais de três horas para receber o cartão de identificação

Vendedores ambulantes esperaram mais de três horas para receber o cartão de identificação de cadastrados no Shopping dos Camelôs. O prazo para a entrega dos cartões termina amanhã (20). Nesta segunda-feira (22), os comerciantes começaram a ser transferidos para o novo local e no dia 25 de junho termina o prazo dado pela prefeitura para a comercialização dos produtos no centro da capital.

Veja vídeo com o prefeito Sílvio Mendes




Para garantir a desocupação total da Praça Rio Branco e das Ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes, a fiscalização da SDU Centro/Norte e a Assistência Milita estão passando por um treinamento especial. O objetivo é reprimir qualquer forma de resistência dos camelôs. Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento, cerca de 40 homens darão cobertura permanente às equipes da Prefeitura até o final das obras nas ruas do Centro.


Veja o mapa da área

Shopping está localizado entre a praça da Bandeira e a Av. Maranhão


podcast - shopping


Veja também:
Camelôs de Teresina estão apreensivos com a construção do Shopping Cidade
Sindicato dos camelôs realiza assembleia geral na tarde de hoje (26)


Comente esta matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário