sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vacinação: Ministério da Saúde lança campanha contra polio

Texto: Jordana Cury (danacury@hotmail.com)

Neste sábado (20), o Ministério da Saúde realizará a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A meta é imunizar 95% das crianças brasileiras menores de 5 anos. Para Teresina, o órgão disponibilizou mais de cem mil doses da vacina. A vacinação é gratuita.

A segunda etapa da Campanha ocorrerá dia 22 de agosto. Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar.”, a campanha recebeu investimentos do MS na ordem de R$ 46 milhões. A preocupação se dá pelo fato de o vírus da pólio ainda circular pelo mundo, em países da África, no Paquistão, Tailândia, Índia e Indonésia. Entretanto, o Brasil, assim como toda a América Latina, já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da doença no território.

Segundo Amariles Borba, coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, no ano passado a campanha não atingiu a meta estabelecida. Das 73.861 crianças em idade de vacinação, apenas 59.681 receberam as duas doses da vacina, número correspondente a 80,26% do objetivo traçado.

O que é a Poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral e geralmente atinge os membros inferiores. Sua principal característica é a flacidez muscular.

A vacina é importante porque ela imuniza a criança vacinada e imuniza também o meio ambiente, evitando que o poliovírus chegue ao local. A orientação da FMS é que mesmo as crianças que já cumpriram seu calendário de vacinas sejam levadas a um posto médico para que essa proteção seja reforçada e também para aumentar a quantidade de vírus vacinal no meio ambiente.

 podcast - vacinação


Comente esta matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário