sábado, 27 de junho de 2009

Congresso Internacional de Arte Rupestre começa nesta segunda (29)

Texto: Lígia Melo (ligiasmelo@gmail.com)


Começa nesta segunda-feira (29), no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (530 km ao sul de Teresina), a 11º edição do Congresso Internacional de Arte Rupestre. O evento, que termina no dia 3 de julho, reunirá pesquisadores, estudantes e interessados no estudo das manifestações rupestres.

Veja o mapa da região:


Exibir mapa ampliado

Os participantes do congresso, batizado de 'Global Rock Art', compartilharão informações a respeito de novos métodos de pesquisa, descobertas e desenvolvimento científico relacionados a essas manifestações. Além disso, o nome "global" remete a um dos principais objetivos do evento, que é mostrar que a globalização não é um fenômeno atual, mas que começou quando o homem partiu de seu berço na África e se espalhou por todos os continentes.

A organização do Congresso, que já aconteceu em países como Austrália, Itália e Estados Unidos, é de responsabilidade da Federação Internacional de Organizações de Arte Rupestre, IFRAO, que congrega 7000 especialistas em arte rupestre. Em sua última plenária, em setembro de 2006, em Lisboa, foi decidido por unanimidade que a reunião seguinte seria realizada na região do Parque Nacional Serra da Capivara, reconhecido centro de concentração de sítios arqueológicos.

Para conferir a programação do evento, clique aqui.

Para saber mais sobre o tema, acesse:
Fundação Museu do Homem Americano
Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR)



Comente esta matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário